Áreas da Psicologia #5


PSICOLOGIA INFANTIL


A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes. Desta forma, o psicólogo exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca por melhores alternativas para lidar com eles.

O cuidado com o estado emocional da criança é de grande importância para que ela possa enfrentar as próximas fases no seu desenvolvimento e amadurecimento sem prejuízo. Portanto, não há limite de idade para iniciar uma psicoterapia infantil.

Quanto antes identificada a necessidade desse cuidado, melhor. Afinal, cuidar da saúde mental das crianças significa prevenir a saúde mental do adolescente e do adulto.

Veja alguns sinais que podem demonstrar que a criança está precisando de auxílio psicológico:

 

·   Choro excessivo;

·   Mudança súbita de comportamento;

·  Ficar doente com muita frequência;

·  Dificuldades de interagir socialmente;

·  Intolerância com os colegas e família;

· Agressividade;


Caso o seu filho, ou de alguém conhecido, aparente esses modos de comportamento, procure um psicólogo ou pediatra para dar um encaminhamento, com urgência.

Fontes: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/psicologia-infantil-como-funciona-e-quando-e-recomendado-o-acompanhamento

https://psiquiatriapaulista.com.br/como-funciona-a-psicologia-infantil-e-por-que-ela-e-eficaz/

Comentários

Postagens mais visitadas